segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Equipe "Fura Onda" de Maratona Aquática estréia em competições





A Equipe "Fura Onda" de Maratona Aquática estreou ontem,dia 1° de fevereiro,em Rio das Ostras, na Travessia Nossa Senhora dos Navegantes.

A prova de 1500 metros teve largada na Praia do Cemitério e chegada na Praia do Bosque.

Mas a marcação ocorreu na Praia do Bosque e segundo relatos,vários "Furões" foram da Praia do Bosque até a Praia do Cemitério cantando várias músicas em altos brados...Uma farra total!!!...

Houve uma falsa largada que serviu para aliviar a tensão dos competidores...Quando a largada verdadeira aconteceu,os nadadores foram contemplados com uma água morna e totalmente "flat".Um verdadeiro "Mar de Almirante"...

Os atletas Sômulo Mafra e Aurélio Guimarães comentaram que havia uma "mistura de água".A corrente mais quente vinha da Foz do Rio das Ostras e se misturava com a corrente mais fria vinda do mar.
Algas também estiveram presentes no percurso.Mas nada que atrapalhasse uma boa natação...

Por falar em boa natação, o blog "Nado Livre" gostaria de parabenizar a "furona" Regiane Abreu que conquistou a medalha de ouro em sua categoria e os "furões" Ana Cândida e Aurélio Guimarães que garantiram a medalha de prata também em suas categorias.

Mas,como disse a "furona" Elaine Prata: "Realmente, acho que essa equipe só tem vencedores! Pela garra, pela farra, e pelo bom humor...

PARABÉNS A TODOS OS "FURÕES"!!!

VIDA LONGA À EQUIPE "FURA ONDA"!!! SEJAMOS TODOS BEM-VINDOS!!!

Abraços!!!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Quem vai atirar a primeira pedra?


"Nado Livre" é um blog especializado em natação em águas abertas,mas uma notícia dessa magnitude envolvendo o maior mito da natação mundial merece ser comentada.

O sensacionalista tablóide britânico "News of the world" levantou a suspeita de que Michael Phelps teria feito o uso de maconha numa festa universitária organizada por estudantes da Universidade da Carolina do Sul em novembro.E a notícia foi,corajosamente,confirmada pelo atleta que declarou:

- Eu tive um comportamento lamentável. Tenho 23 anos de idade, e, apesar do sucesso que tive na piscina, agi de maneira adolescente e irresponsável, sem os modos que as pessoas esperam de mim. Por isso, me desculpem. Eu prometo a meus fãs e ao público que isso não acontecerá de novo.

Sabe-se que o nadador pode alegar que não utilizou maconha para melhorar seu rendimento na piscina e que estava fora de competições. No entanto, pela importância de seus feitos, ele corre o risco de ser usado como exemplo pela WADA (Agência Mundial Antidoping) que pode suspendê-lo por dois anos.

O blog "Nado Livre" gostaria de perguntar a seus leitores:

Deveria Michael Phelps receber o mesmo tipo de punição que um nadador que utiliza alguma substância ilegal para melhorar a performance atlética?

Pensem nisso!

Abraços!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Clínica com Glauco Rangel movimenta o Estado do Rio de Janeiro




Foi realizada no último final de semana,dias 10 e 11 de janeiro,a tão esperada Clínica de Maratona Aquática com um dos grandes expoentes do esporte, Glauco Rangel.

Glauco Rangel é especialista em Maratonas Aquáticas de longas distâncias, professor formado em Educação Física tendo em seu vasto Currículo os seguintes títulos:

* Tri Campeão da Maratona Internacional do México-1999,2000,2001
* Recordista das Provas 14bis(Santos à Bertioga),Travessia do Canal de Pereira Barreto
* Campeão Paulista sete vezes consecutiva e invicto por dois anos,desde 2004
* Campeão e Recordista Sulamericano Master dos 400m Livre
* Campeão Brasileiro Master e Recordista Sulamericano Master dos 800m Livre
* Vencedor de todas as Etapas do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas de 2006 ,a mais recente foi em Ubatuba,7Km-16/07/2006, 3 titulos Mundias de Maratonas Aquáticas e Quebra de Recordes em piscinas.

No primeiro dia,que aconteceu no A&B AquaSport-Social Clube Meriti na cidade de São João de Meriti-RJ, houve uma palestra em que Glauco abordou temas como as origens do esporte, treinamento tanto para Atletas de ponta como para amadores e técnicas de nado em águas abertas que foram melhor demonstradas,praticadas e corrigidas na piscina do clube.

No segundo dia, o treino foi na Praia Vermelha no município do Rio de Janeiro-RJ.
Este treino teve um caráter mais prático com o Glauco passando "educativos" das técnicas aprendidas no dia anterior.

Ressalto a criatividade do palestrante que "bolou" um circuito improvisado por bóias que já estavam na água quando lá chegamos e conseguiu motivar a todos!

Gostaria muito de agradecer ao nosso amigo Fábio Lobato pela iniciativa de contactar e trazer o Glauco Rangel para ministrar a Clínica de Maratona Aquática no Estado do Rio de Janeiro.

E, é claro,também agradecer ao Glauco Rangel pela sua excelente didática,conhecimento,simpatia e paciência que teve com todos nós...

Que hajam muitas outras Clínicas de Maratona Aquática como esta!!!

Um abraço a todos!!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Nadador alemão morre em Paraty - Até quando seremos desrespeitados ?


Gostaria muito de começar o ano de 2009 com uma notícia amena,mas um fato dessa gravidade me impediu:

A morte do nadador e empresário alemão Christian Wolffer,69 anos,que morreu atropelado por uma embarcação na tarde do dia 31 de dezembro quando nadava no Saco de Mamanguá em Paraty/RJ.

O delegado Alessandro Petralanda, da 167°DP (Paraty),disse: "A princípio foi imprudência de quem estava na embarcação porque estava muito próximo a costa e acabou atropelando uma pessoa que estava se banhando. Se identificado, vai ser indiciado em homicídio culposo, seguido de omissão de socorro".

Em nota oficial, a Agência da Capitania dos Portos em Paraty informou que, freqüentemente, tem realizado inspeções navais nas proximidades das praias, coibindo rigorosamente o uso de embarcações motorizadas na faixa de 200 metros, exclusiva para banhistas. A previsão de conclusão do inquérito é de até 90 dias.

Quantos de nós, nadadores de águas abertas,já não nos deparamos com jet-skis, botes motorizados ou até mesmo grandes lanchas a menos de 200 metros da areia?E o que é pior: Correndo e fazendo manobras radicais...Este tipo de comportamento é inadmissível!!! Os nadadores e banhistas ficam completamente expostos a riscos completamente desnecessários...

Sugiro que reflitamos sobre o fato e nos organizemos para fazermos um protesto contra este tipo de infração que acaba por matar, aleijar e,por consequência, desestimular o desenvolvimento do nosso esporte.

Um abraço a todos e Feliz 2009!

domingo, 28 de dezembro de 2008

Grande Sucesso nas Águas de Copacabana!!!




Aconteceu hoje, pela manhã, a I Travessia Final de Ano nas águas de Copacabana.

O tempo estava ensolarado, a temperatura da água agradabilíssima, os nadadores motivados, a organização competente e o alto astral do Réveillon estava no ar.

Gostaria de destacar a pontualidade dos organizadores em relação ao começo das provas feminina e masculina.Ponto para eles!É muito chato ter que esperar um "tempão" para se começar uma travessia.

É claro que alguns pontos podem ser melhorados, como uma melhor logística para servir água no final da prova - Quando cheguei na área das frutas e da água ,havia apenas um vasilhame de 20 litros servindo muitos competidores.
Outro ponto interessante seria a instalação de um guarda-volumes.Sabemos que a galera das Maratonas Aquáticas é como uma grande família onde a torcida que fica em terra toma conta dos pertences dos que estão na água,mas acho que um guarda-volumes seria algo importante em termos de apoio.

Mas, gostaria de frisar que estas são críticas construtivas que objetivam apenas procurar ajudar esta bela iniciativa que os organizadores tiveram de criar uma prova que tem tudo para vir a ser a "São Silvestre" carioca;Ou seja,um evento esportivo com grande capacidade de mobilização em termos nacionais ou até mesmo internacionais.

Fiquei muito feliz de ter feito parte desta primeira edição da Travessia Final de Ano que mesmo sem patrocinador conseguiu ser um marco muito positivo no cenário do esporte do estado do Rio de Janeiro.

Vida longa à Travessia Final de Ano!!!

sábado, 27 de dezembro de 2008

Retirada do Kit - I Travessia Final de Ano



Hoje, por volta de meio dia e meia fui retirar o meu Kit do nadador na tenda armada pela organização do evento próximo à Colônia de Pescadores do Posto 6 em Copacabana.

Apesar da chuva, havia um intenso movimento de atletas que entregavam a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, o comprovante de pagamento da inscrição da prova e o atestado médico e,em troca, recebiam o Kit do nadador que é composto por uma camisa, uma touca, uma pulseira com código de barras para ser usada durante a prova e a medalha de participação.

Gostaria de parabenizar a organização da prova pelo atendimento rápido e cortês que me foi conferido na entrega do meu kit.

O que me causou surpresa foi a entrega da medalha de participação no dia anterior da prova.

Mostra que a organização do evento está confiante na presença e no fato de que os atletas que foram pegar os seus kits hoje irão completar a prova amanhã.

Pretendo completar a prova e fazer jus à confiança recebida!

Que consigamos ter uma boa noite de sono para fazermos uma excelente prova amanhã!

Abraços!